Foto: Mark Braunstein (UFN)
Universidade apresentou a composição da reitoria
A Universidade Franciscana (UFN) foi oficialmente instaurada em Santa Maria, em solenidade, às 17h de sexta-feira, no Salão de Atos do Conjunto 1. A data escolhida para a cerimônia marcou os 63 anos da instituição de Ensino Superior, que já foi faculdade e centro universitário até chegar ao novo status. No ato, a UFN apresentou a composição da reitoria e a instituição agora conta com uma vice-reitora. O cargo será ocupado pela professora Solange Binotto Fagan, que atuava como pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, e que, temporariamente, vai manter esta atividade junto com as responsabilidades da vice-reitoria.
Fames completa 20 anos em Santa Maria
Na solenidade, a reitora, irmã Iraní Rupolo, relembrou a trajetória da instituição, desde quando foi fundada, em 1955, a passagem como Centro Universitário Franciscano (Unifra), até chegar ao status de Universidade:
- Sabe-se que a experiência para o amadurecimento acadêmico requer um longo processo. O percurso que traçamos nos incentivou a buscarmos a modalidade de universidade e o valor desta conquista está na forma colaborativa em que este processo foi criado - disse Iraní.
Campanha de shopping pede doações para mães em troca de flores
Durante alguns trechos do discurso, a reitora foi interrompida pela palmas da plateia. No momento em que ela agradecia "aos pais, aos estudantes de ontem e de hoje pela confiança na instituição", Iraní ficou visivelmente emocionada e retomou a fala com voz embargada. Seguiu o discurso agradecendo à equipe técnica, as entidades e todos que de alguma forma auxiliaram para a instauração da Universidade Franciscana.
NOVIDADES
A instituição prevê uma gama de mudanças para aumentar a integração e flexibilização curricular dos cursos, de graduação e de pós, com aprimoramento pedagógico e reconfiguração do processo de avaliação acadêmica. A UFN pretende eliminar o sistema de provas e focar na autogestão de aprendizagem pelo aluno, amparada por tecnologias.
Na parte administrativa, o organograma da instituição vai se estruturar pelo gabinete da reitora, Pró-Reitoria Acadêmica, que antes atendia por Prograd, a Pró-Reitoria de Administração e Finanças e a Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa.
Foto: Mark Braunstein (UFN)
Iraní Rupolo (à direita), assinou nomeação como reitora da UFN e diretora-presidente da Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis - Zona Norte, Valderesa Moro, foi testemunha
Outro destaque apresentado pela instituição é a criação do Conselho de Integração Comunitária, um órgão consultivo da administração superior, que integra a sociedade civil diante do aprimoramento das atividades acadêmicas, em consonância com as necessidades da comunidade.
Composição da Reitoria
- Reitora - Iraní Rupolo
- Vice-reitora - Solange Binotto Fagan
- Pró-reitora de Administração e Finanças - Inacir Pederiva
- Pró-Reitoria Acadêmica - Vanilde Bisognin
- Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa - Solange Binotto Fagan (Temporária)
Em números
Alunos matriculados
- Graduação - 4.936
- Especialização - 669
- Mestrado - 184
- Doutorado -61
Professores: 425
Servidores técnicos-administrativos: 235 professores
Cursos de graduação: 34 (com expectativa de oferta de novos cursos no vestibular de verão)
Especialização: 23 (no segundo semestre de 2017)
Por semestre podem ser ofertados até:
- 5 cursos de mestrado
- 2 de doutorado
Espaço físico da instituição
Conjunto 1
- Rua dos Andradas, 1.614
- Telefone: (55) 3220-1200
Conjunto 2
- Rua Silva Jardim, 1.323
- Telefone: (55) 3026-6971
Conjunto 3
- Rua Silva Jardim, 1.175
- Telefone: (55) 3025-9000
Conjunto 4
- Rua Joana D'Arc, 465
- Telefone: (55) 3026-6994